São Thomé das Letras é uma cidade que pertence a Minas Gerais e é constantemente procurada quando se trata de turismo místico e histórico, cachoeiras e viagens de final de semana.
É um lindo lugar que pode ser aproveitado em vários dias e vamos dar dicas do que fazer, onde se hospedar, o que comer e como aproveitar melhor.
São Thomé fica exatamente a 305,8 km de distância de Belo Horizonte, correspondendo a 4 horas e 14 minutos de carro, através da via BR – 381.
Já das outras capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, a distância é parecida, cerca de 300 km ou 4 horas de viagem. E claro que o recomendado é fazer o trajeto de carro, assim facilitando o seu deslocamento pela cidade para poder aproveitar todos os pontos turísticos.
Você sabe porque ela é conhecida como uma cidade mística?
Existem duas lendas enigmáticas que rondam o município, a primeira é que no século XVIII um escravo cansado de ser maltratado “fugiu” do Capitão João Francisco Junqueira e se abrigou na gruta no topo da montanha.
Assim, apareceu para ele um homem vestido de branco o orientando a levar uma carta ao Capitão com o pedido de perdão necessário.
O escravo assim fez e o Capitão concedeu o perdão. Logo depois ele foi a gruta e viu a imagem de São Thomé, e como era religioso, mandou construir a Igreja Matriz perto da gruta e concedeu a carta de alforria ao escravo.
A outra lenda é sobre a Gruta Carimbado. Acredita-se que ela faz uma ligação entre São Thomé das Letras e Machu Picchu, localizada no Peru.
E um fato que “confirma” essa lenda é o antigo curandeiro de São Thomé, o Chico Taquara, visto pela última vez em 1916 e desapareceu, mas foi visto novamente em Machu Picchu.
Ambas as histórias atraem muitos turistas e pessoas místicas, que acreditam na energia da cidade e tudo que engloba espiritualidade.
Você já sabe o que fazer em São Thomé das Letras? Seja em 1, 2 ou em até 3 dias?
Bom, viajante, seja um passeio curto ou jornada mais longa, São Thomé proporciona lugares turísticos que merecem a sua atenção e a sua presença para apreciar os bons momentos.
Segue a lista de alguns deles:
Essas são algumas das atrações de São Thomé que você não pode perder. É possível acrescentá-las no seu roteiro de viagem e visitar uma por dia, por exemplo, para assim aproveitar melhor cada ponto turístico.
E claro que também existem os eventos à noite para você aproveitar.
É sempre bom sair para passear e comer em algum restaurante tradicional de comida mineira, como, por exemplo. Ou se preferir, comer o tradicional “podrão” de rua.
A culinária de São Thomé atende todos os gostos, basta procurar pelo local certo e aproveitar. Existem vários bares e restaurantes em volta da praça central e é lá que começa o ‘agito noturno’.
O nome da pedra é autoexplicativo, de lado ela parece uma bruxa, é bem característico. O chapéu, o nariz e a boca são lembrados pela rocha e ela está localizada em um dos pontos mais altos da cidade, ideal para ver o pôr do sol.
A Pedra da Bruxa pode ser encontrada dentro do Parque Municipal Antônio Rosa, outro ponto turístico famoso da cidade.
Fica aberto de segunda a segunda, 24 horas e a entrada é gratuita.
Quem resiste a um pôr do sol? Principalmente quando é possível apreciar de uma vista maravilhosa, como São Thomé das Letras proporciona, e os locais que você pode visitar às 17h da tarde são:
Aproveite!
E como quase toda cidade histórica de Minas Gerais, São Thomé das Letras também tem cachoeiras de tirar o fôlego e perfeitas para refrescar em um dia de calor.
Durante a exploração de pedras do local, o poço foi feito e agora é possível nadar no local.
A entrada é de R$15,00 com a visita para a Gruta do Labirinto.
É linda com as suas quedas da água e perfeita para se refrescar. A entrada é gratuita.
A entrada é gratuita e para chegar até as quedas da água, é necessário fazer uma trilha rápida e de nível fácil.
Se for na época certa do ano, verá muitas borboletas no local e verá que faz justiça ao nome. Além disso, é um poço raso de água, tranquilo para tomar banho de cachoeira e com entrada franca.
O recomendado é que não faça a trilha sozinho (a) porque não é muito fácil e apresenta riscos. O ideal é sempre ter uma companhia e a entrada é gratuita.
Suas quedas funcionam como hidromassagem e é o local perfeito para um banho de cachoeira.
A entrada é franca.
Essas são algumas das principais cachoeiras que você pode encontrar em São Thomé das Letras, nem todas são de patrimônio público, mas as particulares apresentam um preço acessível.
Que São Thomé é cheia de lendas, isso já falamos no início do texto, e aqui estão algumas delas de forma rápida:
E aí, em qual você acredita? Vai em São Thomé só para confirmar cada uma delas?
E por fim, aqui vai algumas dicas para ter uma viagem tranquila e de sucesso:
Boa viagem!